terça-feira, 8 de junho de 2010

Qualidades do e-professor

Um professor pode ser entendido como a face visível do ensino. À parte de todo o conhecimento, competências e ferramentas que a escola dá a um indivíduo, enquanto elemento construtor e influenciado(r) de uma sociedade, o professor exerce uma forte influência num aluno, influindo o seu quadro conceptual e a aquisição de elementos cruciais para o seu desenvolvimento.

Em ambiente online esta influência torna-se ainda mais premente, pelas características unívocas de tal modo de aprendizagem. Assim, é importante que um professor apresente características “especiais”, para um ensino que é, também ele, especial. São elas:















No capítulo da excelência um e-professor deve ser, no esplendor de todas as suas capacidades, um indivíduo atento à sua função de ensinar mas, igualmente, um professor entusiasta, motivador e conciliador, no que à relação com os alunos diz respeito. Deve mostrar empatia, funcionando como um claro elemento de união e gosto pela escola, sem esquecer o seu papel de formação e de responsável pelo fornecimento de conhecimentos e competências.

Deve, simultaneamente, adaptar-se ao uso de novas, e modernas, formas de comunicação e troca de conhecimentos, apostando nos sistemas de informação. Estes, atendendo ao ritmo frenético a que o Mundo evolui, exercem uma importante influência nos indivíduos conduzindo a novas formas de saber, interacção, comunicação e conhecimentos.

Por fim, um e-professor deve ser versátil e inovador o quanto possível, possibilitando uma adaptação e sobrevivência na esfera da competitividade, de forma mais segura e consolidada, através da integração dos valores, saberes, estratégias, competências, sistemas e recursos.

(Texto realizado após leitura de "O Processo de Ensino num contexto de Aprendizagem Online", de Terry Anderson, Athabasca University).

Sem comentários:

Enviar um comentário