Um professor pode ser entendido como a face visível do ensino. À parte de todo o conhecimento, competências e ferramentas que a escola dá a um indivíduo, enquanto elemento construtor e influenciado(r) de uma sociedade, o professor exerce uma forte influência num aluno, influindo o seu quadro conceptual e a aquisição de elementos cruciais para o seu desenvolvimento.
Em ambiente online esta influência torna-se ainda mais premente, pelas características unívocas de tal modo de aprendizagem. Assim, é importante que um professor apresente características “especiais”, para um ensino que é, também ele, especial. São elas:
No capítulo da excelência um e-professor deve ser, no esplendor de todas as suas capacidades, um indivíduo atento à sua função de ensinar mas, igualmente, um professor entusiasta, motivador e conciliador, no que à relação com os alunos diz respeito. Deve mostrar empatia, funcionando como um claro elemento de união e gosto pela escola, sem esquecer o seu papel de formação e de responsável pelo fornecimento de conhecimentos e competências.
Deve, simultaneamente, adaptar-se ao uso de novas, e modernas, formas de comunicação e troca de conhecimentos, apostando nos sistemas de informação. Estes, atendendo ao ritmo frenético a que o Mundo evolui, exercem uma importante influência nos indivíduos conduzindo a novas formas de saber, interacção, comunicação e conhecimentos.
Por fim, um e-professor deve ser versátil e inovador o quanto possível, possibilitando uma adaptação e sobrevivência na esfera da competitividade, de forma mais segura e consolidada, através da integração dos valores, saberes, estratégias, competências, sistemas e recursos.
(Texto realizado após leitura de "O Processo de Ensino num contexto de Aprendizagem Online", de Terry Anderson, Athabasca University).
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