quarta-feira, 9 de junho de 2010

Obter a Mistura Certa

As tecnologias e sistemas de informação vieram revolucionar a era actual do Mundo. Assumindo-se como parte integrante de uma sociedade, potenciam uma partilha de conhecimentos – tácito ou explícito – que permite aos indivíduos actuarem de forma mais dinâmica junto dos seus parceiros, devido à rede de informação gerada.

Conjuntamente com a influência dos novos sistemas de informação, surgiram novas formas de comunicar, aprender e partilhar, funcionando como importantes alavancas para uma partilha de conhecimentos assentes numa abordagem diversificada, com uma forma de actuação colaborativa.

É com base nesta nova abordagem e neste novo modo de actuação que surge a aprendizagem online e, com ela, a necessidade de uma mistura certa entre interacção e actividades individuais/de grupo, assente numa partilha de conhecimentos, aberta e à distância.

Surgem, assim, dois modelos de aprendizagem online:

MODELOS DE APRENDIZAGEM ONLINE

1- Modelo da comunidade de aprendizagem:

. Uso das tecnologias de informação (TI) em tempo real para a criação de aprendizagem presencial à distância;

. Evolução do uso das TI:

Áudio -> Vídeo conferência -> Net

. Net: pressupõe centros de aprendizagem menos dispendiosos, existindo uma conjugação de esforços para um ponto comum.

2- Modelo de Estudo Independente:

. Intervenientes independentes, com autonomia;

. Cada aluno trabalha ao seu ritmo, criando o seu próprio horário e ritmo de trabalho e de aprendizagem;

. Modelo mais utilizado em ambiente online;

. Actividades sociais, de maior interacção, são desejadas.


Importa destacar que o modelo da comunidade de aprendizagem apresenta duas importantes vertentes.

A síncrona que apresenta, como principais vantagens, o facto de ser em muito semelhante à aprendizagem típica, presencial, em sala de aula; permite o acesso a maiores áreas geográficas, podendo estas estarem dispersas entre si. Uma limitação apontada a esta vertente do modelo é o condicionamento de horários, sendo essencial existir uma conjugação de esforços, no tempo, entre os diferentes intervenientes. A vertente assíncrona do modelo supera a limitação temporal, não existindo a necessidade de todos “aprenderem ao mesmo tempo”. Envolve uma menor coordenação e envolvimentos entre os pares, existindo uma menor sintonia entre todos.

No que concerne ao modelo de estudo independente este é o modelo chave, sendo o mais utilizado em ambiente online. Tal deve-se ao facto de induzir elevados níveis de autonomia e independência a cada interveniente, possibilitando uma maior responsabilização a cada aluno da sua própria aprendizagem.

Em suma, importa destacar que estes dois modelos não são antagónicos e substitutos um do outro. Pelo contrário, podem ser conjugados entre si e, com isto, possibilitar uma aprendizagem mais rica, com elementos síncronos, assíncronos e de estudo independente, induzindo relações de cooperação essenciais como estratégias para o desenvolvimento individual e grupal de cada interveniente.

“O desafio para os professores conceberem e organizarem o contexto da aprendizagem online é criar uma mistura de actividades de aprendizagem.”

(Texto realizado após leitura de "O Processo de Ensino num contexto de Aprendizagem Online", de Terry Anderson, Athabasca University).

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