quarta-feira, 9 de junho de 2010

Comunicação, cooperação e colaboração

A aprendizagem é uma importante ferramenta ao dispor de cada indivíduo. Assente no ensino e crescimento individual, permite a criação de competências, importantes no desenvolvimento de estratégias, modos de actuação e ambientes competitivos inovadores. Tais competências resultam de procedimentos de colaboração, partilha e dinâmica de grupos, assentes na complementaridade entre os pares.

Com o objectivo de estimular a partilha, as redes de comunicação desempenham um papel de suma importância, porque geram processos que aumentam a discussão e a eficiência. Assim, os canais comunicacionais são cruciais, uma vez que a interacção entre os diferentes intervenientes, origina elevados níveis de confiança e relacionamento inter-organizacional. Conjugando ensino, redes de comunicação e competências, é possível concluir que a aprendizagem é um processo social assente no conceito de zona de desenvolvimento próximo, que enuncia, genericamente, que todos os indivíduos beneficiam da interacção e relacionamento com outros, de maiores níveis de desenvolvimento, que os possam ajudar, igualmente, a “crescer”. As actividades de grupo revelam-se cruciais implicando interacção, negociação, partilha, aprendizagem e enriquecimento, enquanto indivíduo e enquanto grupo. Assim, e com o aumento da competitividade, é fundamental adoptar uma nova postura comportamental, assente numa partilha de conhecimentos essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade.

Com isto, surge uma importante distinção: cooperativo vs colaborativo. Apesar de ambos assumirem um trabalho conjunto, surgem diferenças que tornam estas duas noções díspares entre si. Enquanto um trabalho cooperativo pressupõe uma divisão da tarefa global em tarefas mais simples, a realizar por cada indivíduo por si só (Henri & Rigault, 1996), o trabalho colaborativo evidencia uma conjugação de esforços onde, através do diálogo, partilha e união, todos trabalham “no mesmo, para o mesmo”. Na união destes dois elementos surge, mais uma vez, os sistemas de informação, como elemento condutor, criador e difusor de conhecimento. Prova disso são as várias ferramentas online como Skype, Msn, vídeo-conferência, blogs e wikis, que facilitam a comunicação e complementaridade com base em ferramentas educacionais à distância.

(Texto realizado após leitura de "Rentabilizar a Internet no Ensino Básico e Secundário: dos Recursos e Ferramentas Online aos LMS" de Ana Amélia Amorim Carvalho).

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